Bem-vindo ao Hospital Oswaldo Cruz
Mais informações
Pronto Atendimento
Bem-vindo ao Hospital Oswaldo Cruz
O Laboratório Oswaldo Cruz, desde a sua fundação em 1995, vem crescendo em infra-estrutura e em inovações tecnológicas, através da aquisição de diversos equipamentos laboratoriais modernos, cada vez mais precisos e com alto padrão de qualidade, visando promover benefícios clínicos e proporcionar mais conforto aos nossos clientes/pacientes.
O serviço de Análises Clínicas do laboratório Oswaldo Cruz, oferece uma grande variedade de exames com diferentes complexidades. Realizamos processos bioquímicos, hematológicos, imuno-hormônios, marcadores tumorais, auto-imunidade, gasometria, parasitológicos, uranálise e microbiologia.
Nosso laboratório participa regularmente do Programa Nacional de Controle de Qualidade do PNCQ (Controle externo). O controle interno de qualidade é composto por controle comercial da Roche, PNCQ, amostras internas e controle externo com participação do laboratório de apoio (Contraprova).
Nossos equipamentos fazem parte do parque tecnológico da Roche, líder mundial em diagnóstico in vitro.
Trabalhamos 24 horas por dia, 365 dias por ano, com todos os exames liberados exclusivamente por profissionais de nível superior.
Fazemos diagnóstico sorológico IgG/ IgM rápido das principais arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya, com resultado em até 3 horas após a coleta.
Único em Palmas com departamento de IMUNOFLUORESCÊNCIA.
A técnica de imunofluorescência indireta visa reconhecer autoanticorpos contra agente infecciosos, valiosa ferramenta no diagnóstico de doenças auto-imunes.
No setor de Imuno-Hormônio é realizado toda a triagem das doenças infecciosas utilizando a metologia de Eletroquimiluminescência, específica e altamente confiável.
Realizamos todas as dosagens dos hormônios tireoideanos; homônios femininos; marcadores prostáticos e os marcadores tumorais.
O exame de B-HCG quantitativo é liberado no mesmo dia da coleta.
Realização de culturas automatizadas com Concentração Mínima Inibitória (MIC) e Hemoculturas.
Sim. A água não quebra jejum.
Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame ou a critério clínico.
É a que você costuma comer no seu dia a dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: Não mude a alimentação.
Sim. O ideal é que tenha jejum máximo de 14 horas, pois acima disso, alguns analitos podem sofrer alterações, como por exemplo, a Glicemia e o Triglicérides.
Sim. Alguns analitos podem sofrer alteração na sua dosagem devido ao uso esporádico de bebida alcoólica, como o Triglicérides e a Glicose.
Não. Faça repouso antes da coleta. O esforço físico pode causar aumento de algumas enzimas, como a creatinoquinase, a aldolase e a aspartatoaminotransferase.
Esse aumento pode persistir por 12 a 24 horas após a realização de um exercício.
Além disso, a glicemia e a dosagem de fator VIII da coagulação também podem sofrer alterações.
Dependendo do tipo de medicamento, sim. Informe ao profissional de coleta e ao seu médico sobre qualquer medicação ou tratamento que estiver realizando para que seja orientado adequadamente.
Sugerimos que consulte seu médico em caso de dúvidas.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Relações sexuais e masturbação devem ser evitadas 48 horas antes do exame, assim como realizar exame de ultrassom transretal ou toque retal, andar de bicicleta ou motocicleta e andar a cavalo (equitação). Se houver sido realizada colonoscopia ou biópsia prostática prévia, aguardar um mês para a realização da dosagem.
Em caso de dúvidas, consulte seu médico.
Sim. O ideal é que seja colhida após o período menstrual, mas em caso de urgência pode ser usado um tampão vaginal.
Somos os responsáveis técnicos pela liberação dos resultados diariamente – Biomédicos e Farmacêuticos Bioquímicos.
“Amamos a vida e a respeitamos”
Somos todos Oswaldo Cruz, clientes internos e externos.